FRAUDE NO INSS EM 2025
Fraude no INSS: Aposentados e pensionistas podem pedir ressarcimento
Aposentados e pensionistas do INSS que sofreram descontos indevidos de associações em seus benefícios poderão solicitar ressarcimento a partir de quarta-feira (14). A ação faz parte de uma investigação da Polícia Federal e da CGU que revelou um esquema de fraude bilionária, estimado em R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2025. As vítimas poderão consultar as cobranças diretamente no aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135, se faz necessário a utilização desses canais para assim descobrir se a pessoa foi vitima ou não do golpe, contudo é importante que a pessoa dona ou dono do beneficio não tenha aceitado o desconto.
Entenda o caso:
Primeiramente uma investigação conjunta da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU) revelou uma grande fraude no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Associações de aposentados realizaram cobranças indevidas diretamente nos benefícios de milhares de segurados — sem a devida autorização.
O esquema funcionou entre os anos de 2019 e 2025, causando um prejuízo estimado de R$ 6,3 bilhões aos beneficiários do INSS.
Quem são os envolvidos?
Principalmente sobre a gravidade do caso, conforme divulgado o então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, e o ex-ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, deixaram os seus cargos. Contudo as investigações seguem em andamento e não está descartada a possibilidade de envolvimento de outras autoridades e entidades, embora já tenha sido anunciado a retirada desses cargos, se faz necessária a continuação de investigações, mas também é importante ressaltar que precisa ter mais medidas a serem adotas.
Como saber se você foi prejudicado:
Desde a terça-feira (13), os aposentados e pensionistas que foram afetados começaram a ser notificados exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS.
A partir de quarta-feira (14), será possível:
- Consultar qual associação fez o desconto;
- Verificar o valor cobrado;
- Conferir se houve autorização da cobrança.
Como pedir o ressarcimento:
Caso o segurado não reconheça a cobrança, poderá seguir as orientações no próprio aplicativo do INSS ou na central telefônica 135 para solicitar o reembolso dos valores pagos indevidamente. Contudo deve-se utilizar somente esses canais para solicitar o ressarcimento, é primordialmente importante não utilizar nenhum outro canal, pois esse novo canal pode ser uma plataforma que vá levar você a cair em outros golpes. Principalmente se nos sites tiverem pedidos para utilizações de informações pessoais.
Como os aposentados podem se prevenir de novos golpes do INSS:
Verifique o extrato do benefício todo mês
- Use o aplicativo Meu INSS ou acesse pelo site gov.br.
- Verifique se há descontos desconhecidos ou não autorizados.
Não autorize nada por telefone ou WhatsApp
- Associações confiáveis não pedem dados pessoais por mensagem ou ligação.
- Desconfie de qualquer pedido de CPF, senha ou número do benefício.
Evite fornecer documentos para terceiros
- Não entregue cópias de documentos em feiras, associações desconhecidas ou “representantes” que batem à porta. Mesmo que liguem falando que é do seu banco, todavia verifique a informação se está correta e se é verídica,
Ative a notificação de movimentações no Meu INSS
- Isso permite que você receba alertas de qualquer movimentação ou desconto.
Nunca compartilhe sua senha do gov.br
- Ela dá acesso a todos os seus dados. Mantenha segura e não anote em lugares de fácil acesso, mas guarde com sabedoria para não perder ela.



Publicar comentário